quarta-feira, 6 de maio de 2009

Nas mãos do Oleiro

“Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras. Desci, pois, à casa do oleiro, e eis que ele estava ocupado com a sua obra sobre as rodas. Como o vaso, que ele fazia de barro, se estragou na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme pareceu bem aos seus olhos fazer. Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.” (Jeremias 18:2-6)

Moldar caráter é se dispor a um trabalho. Ninguém molda caráter sem colocar a mão na massa. Para que um caráter seja tratado e moldado, é preciso que a pessoa se coloque à disposição para que tal aconteça. Deus fará algo novo e surpreendente neste tempo que é inaugurado a partir de hoje.

Qual o segredo de se moldar um caráter?

1. Começar corretamente

Mudança de caráter não é uma aventura. Para se moldar um caráter, precisamos aprender que devemos começar pela forma correta.

A maioria das pessoas enfrenta problemas, principalmente num projeto no qual estão envolvidas, porque não começaram pela forma correta. Quando algo é iniciado de forma correta, deslizes que podem trazer eventuais prejuízos são evitados. Muitos querem começar por onde outros estão terminando. Começar da maneira certa, fala de uma disposição que o líder precisa ter.

Se você quer começar a fazer algo corretamente, precisa se dispor a ouvir alguém que tenha experiência. Fazer o certo fala de se tornar uma referência ainda que outros queiram lhe ver como um problema. Isso porque, para muitos, quando alguém decide ser referência, torna-se um problema para alguns.

A disposição de se deixar ser moldado, de fazer o que é correto, faz com que as situações adversas não consigam demolir a sua convicção. Uma convicção não é demolida por discursos quando há por trás um respaldo.

Nesse processo, temos crido que a Visão Celular é um mecanismo de recurso e de confronto, através da qual, nos próximos 10 anos, o Brasil será moldado no sobrenatural e a nação caminhará no sopro tremendo do Espírito. Cada cidadão terá o direito do pão à mesa e usufruirá a vida sossegada que temos profetizado. É por isso que, para muitos, a Visão não é conforto e chega até mesmo a incomodar muita gente.

A Visão Celular não pode se tornar um conforto para você, pois ela é uma Visão de confronto. Quantas pessoas não sabem se envolver com o povo e por isso não alcançam o êxito que deveriam alcançar. Na realidade, o que você é na Visão hoje, é apenas o resultado da sua vida.

Vivemos um tempo que urge a necessidade de termos o caráter moldado. Deus não se agrada que trabalhemos no Reino com intenções erradas em nosso coração. Não devemos trabalhar para nós, mas para o bem do Reino, do povo, da nação, para que todos sejam beneficiados dentro de tudo o que Deus tem colocado em nossas mãos.

Reconhecemos que não é fácil mudar de hábito, de estilo de vida. Se você não quer ser uma ameaça, continue como você está. Mas quando você decidir crescer, passará a ser uma ameaça, poderá ser criticado e alguns lhe verão como um problema. Porém, lá na frente, as pessoas mudarão de opinião por ver que o seu testemunho lhe respalda e que você é um agente de transformação. E, como agentes de transformação, não podemos nos calar. Por tudo isso, precisamos começar da maneira correta.

Muitas pessoas poderiam viver de forma melhor, mas estão limitadas porque tudo o que fazem, começam de forma misturada, contaminada, esquecendo que no Reino de Deus as coisas não funcionam dessa forma. Ficam, então, impedidas, atadas e não conseguem caminhar rumo ao êxito, dentro dos princípios que a Bíblia contém.

Deus está nos chamando a voltarmos aos princípios da Sua Palavra. Somente ela contém as verdades que devem permear a nossa vida. Se voltarmos aos princípios, se decidirmos fazer tudo como a Bíblia nos orienta, o que fizermos prosperará e descobriremos que existe algo muito nobre que precisa não apenas ser observado, mas vivido.

“A palavra que veio do Senhor a Jeremias, dizendo: Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras. Desci, pois, à casa do oleiro, e eis que ele estava ocupado com a sua obra sobre as rodas. Como o vaso, que ele fazia de barro, se estragou na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme pareceu bem aos seus olhos fazer. Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? Diz o Senhor. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel. Se em qualquer tempo eu falar acerca duma nação, e acerca dum reino, para arrancar, para derribar e para destruir, assim será.” (Jeremias 18:1-7)

2. Ouvir e Obedecer

Deus deu uma palavra de comando a Jeremias e ele ouviu e obedeceu. E, pela sua obediência, ainda hoje, quando lemos esse texto, somos levados a entender que o Senhor quer fazer de cada um de nós, vaso novo. Tudo o que precisamos é nos submeter A Sua verdade e cumprir os Seus princípios.

Em toda a Palavra de Deus vemos o quanto os recursos naturais são utilizados para ensinar o povo de forma simples. O fato de Deus ter mandado Jeremias se dispor e ir até a casa do oleiro, era para que visse um exemplo dado através do barro, que é um recurso natural.

Jeremias já havia visto inúmeros oleiros em toda a sua vida, ele poderia até mesmo desobedecer ao Senhor, já que não havia novidade em ver alguém fazendo vasos. Mas ele obedeceu. Jeremias entendeu que Deus queria falar com ele, como profeta, e com o Seu povo através dessa ilustração.

Ao chegar na casa do oleiro, ele observou como o vaso era trabalhado e recebeu da parte de Deus uma mensagem através de algo tão simples. Deus é assim. Deus gosta de usar as coisas simples para confrontar as grandes. Esse exemplo serviu para que Jeremias entendesse que para influenciar a nação, ele precisava primeiro ser moldado para depois a nação tê-lo como referência.

O Senhor queria que Jeremias estivesse atento à sua voz. E como um servo fiel foi o que o profeta fez. Essa é a função do discípulo-servo de Deus, estar atento ao que está ouvindo. O discípulo não deve tomar nenhum passo fora do que Deus fala. Quando o discípulo tem um coração de servo não deve se mover sem escutar a voz de Deus.

3. O tempo da decisão

Temos sido ministrados constantemente que tudo na vida depende de uma decisão. Assim como Jeremias decidiu ouvir e obedecer, ele também poderia ter desobedecido. Ainda hoje a Palavra de Deus permanece a mesma. O que muda é a postura que cada um tem em relação a ela.

Quando decidimos obedecer a Deus e cumprir os Seus princípios, por mais simples que eles pareçam ser, como na história de Jeremias, alcançamos as bênçãos de Deus e não apenas isso, mas até mesmo uma nação pode ser abençoada a partir de nós.

A decisão nos leva a conquistas e estabelece a preservação das mesmas. O chamado de Deus para o Seu povo é para que juntos somem um exército poderoso e assim evitem catástrofes na vida pessoal, familiar, secular, financeira e ministerial.

4. Estar disposto a aprender

Imagine se Jeremias não tivesse ido à casa do oleiro? Que bom que o profeta era um homem disposto a aprender nas situações simples e aparentemente não interessantes. O verdadeiro discípulo é aquele que reconhece que sempre precisará ser acrescido em algo e o fundamental, ele não despreza as oportunidades que lhe trarão experiências de vida.

No mundo atual até os pais têm muito que aprender com os filhos. Vivemos em um século muito diversificado, onde as pessoas têm características diferenciadas umas das outras. Portanto, nunca saberemos tudo e sempre necessitaremos de alguém para nos ensinar.

Jeremias aprendeu com o oleiro. Ele pôde ver como é possível transformar um recurso natural em uma obra de arte, ou seja, barro em vaso. E ao olhar o oleiro trabalhando o barro viu o vaso se desmanchar em sua mão. E o oleiro novamente pega o barro e constrói um novo vaso. Naquele momento Jeremias entendeu o que Deus estava lhe ensinando: Sua intenção é fazer de cada um de Seus filhos um vaso novo (Jeremias 18:1-6).

Deus quer nos moldar e tudo o que precisamos fazer é nos dispor a começar da forma correta, ouvir e obedecer, entender que tudo depende de uma decisão e estar disposto a aprender sempre. Aí Ele fará de nós um vaso novo e todos terão prazer em andar segundo a referência que é a nossa vida.

Somos discípulos do Senhor Jesus e seremos moldados por Ele e então moldaremos milhares e milhares de outros vasos para que o nome do Senhor seja glorificado. Portanto, esteja atento às lições que Deus quer lhe ensinar e aprenda com cada uma delas. Neste exato momento você pode estar diante de muitas lições, mas não conseguir enxergá-las. Esteja em Deus para que você seja um vaso plenamente formado, recebendo o caráter de Cristo, sendo moldado por Suas próprias mãos. Entregue-se nas mãos do Oleiro e deixe-se moldar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário